Melhor horário para tomar Whey Protein

Para conseguir extrair todos os benefícios do Whey, deve-se observar o melhor horário de ingestão.

Caso você busque por informações detalhadas sobre como adicionar Whey Protein no seu treino, acesse o programa Sardinha Evolution.

Melhor horário para tomar Whey Protein

Ainda existe muita especulação sobre as vantagens de tomar Whey Protein antes ou depois do treino, portanto vamos entender como a ingestão nos diferentes horários pode ajudar:

  1. Antes do treino

  • BCAA’s: o Whey é fonte de BCAA’s, que são utilizados para repor rapidamente o que é quebrado durante o treino intenso. Dessa forma, o temido catabolismo muscular é evitado;
  • Diminuição de cortisol: o cortisol é um hormônio catabólico que é liberado em períodos de estresse. Durante um treino intenso, é comum que haja um aumento de cortisol, mas o consumo de Whey Protein antes do exercício diminui os níveis desse hormônio;
  • Saciedade e energia: proteínas possuem digestão mais lenta* do que carboidratos. Dessa forma, consumi-las antes do treino garante saciedade e energia por mais tempo e evita fome;
  • Síntese muscular: com um bom aporte de proteínas no pré-treino, a síntese muscular é beneficiada, pois inicia antes mesmo do fim do exercício.

* nesse caso, deve-se utilizar o suplemento com trinta minutos de antecedência, caso contrário seu rendimento poderá ser prejudicado.

horario para tomar whey

  1. Depois do treino

  • Melhor absorção: essa proteína é dependente de glicose. Como no pós-treino os níveis de insulina estão mais altos, é nesse período que acontece melhor absorção desse nutriente. Atenção: é essencial combinar Whey com uma fonte de carboidrato de alto índice glicêmico.
  • Menos DMT: a dor muscular tardia (DMT) aparece após treinos intensos e pode durar dias, até que as fibras musculares se recuperem. O consumo de Whey pós-treino reduz essas dores, pois disponibiliza mais aminoácidos e acelera o processo de recuperação;
  • Redução do catabolismo: depois de um grande esforço físico, o organismo precisa de nutrientes para se regenerar. Se não os recebe por meio da alimentação, retira do próprio corpo. Assim, beber um shake de Whey no pós-treino evita o catabolismo muscular.

Com essas informações, podemos concluir que os dois horários apresentam benefícios. Se você pode consumir antes e depois do treino, ótimo. Se precisar optar por apenas um, o melhor é mesmo no pós-treino, pois nesse período o organismo precisa de nutrientes mais rapidamente para evitar o catabolismo muscular.

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